

Histórico Bem-te-vi Produções
Projetos de Experiência Vivencial
Bem-te-vi é passarinho que avoa na toada da coragem do otimismo, com a inspiração da vida a ser celebrada. Sempre irradiando sementes boas dos encontros que entregam os caminhos. Em resposta ao chamado de ser humano na Terra, este que atravessa atravessa uma atual cultura de crise de sentido: se faz a necessidade de se movimentar e criar através de uma pesquisa consciente e corporificada. Desde 2012 percorre territórios invisibilizados e narrativas adormecidas pelo projeto colonial - mas vivas no coração das gentes.
A jornada da Bem-te-vi Produções inicia em terras distantes, durante uma residência artística no Marrocos (Progresso, 2012) quando a produtora foi fundada pelos brasileiros Lara Jacoski e Patrick Belem. Na sequência, chegando à Índia (Índia de Todo Dia, 2012) produziram seu primeiro projeto audiovisual colaborativo. Contemplados pelo MINC, foi realizado um documentário seriado na Bolívia (Projeto Perfil, 2013) partir de experiências vivenciais. Em 2014 a passagem foi ao Brasil produzindo eventos culturais e realizando vídeos promocionais para artistas, marcas e causas. Logo seguindo para a Tailândia (Cuide do seu Lixo, 2015) realizando projetos educacionais integrando o audiovisual, com foco na área ambiental e resíduos. Em 2016 a parada foi no Camboja (Social Entrepreneurs, 2016) em residência artística com projetos sociais, chegando novamente à Índia (Por Dias Melhores, 2016) morando por 6 meses por todo país, produzindo seriado documental de histórias inspiradoras.
Com o golpe político em 2017, a residência volta a ser no Brasil com a missão de focar em projetos nacionais independentes da cultura popular e povos originários. Adentrando a Amazônia Acreana com o povo originário Huni Kuin, no Parque Xingu (povo originário Kuikuro), no Mato Grosso (povo originário Xavante), no Tocantins (povo Karajá) além de projetos pelo Paraná (povo originário Kaingang). Seu foco na temática os levou ao Estados Unidos (Aniwa, 2019) em encontro mundial de anciões indígenas. Na pandemia editaram o filme capturado de 2017-2019, "Eskawata Kayawai : O Espírito da Transformação"com o povo originário Huni Kuin do Acre, que levou o filme a estrear nos Estados Unidos, durante a maior conferência de ciência psicodélica do mundo (MAPS23, EUA).
De 2023 a 2025, o foco foi compartilhar "Eskawata Kayawai"com o mundo - distribuição independente da própria produtora. Percorreu festivais com 43 seleções em 20 países, recebendo 14 prêmios. Realizou uma longa turnê presencial de 3 meses com 45 exibições na Europa e EUA totalizando 37 cidades, contando também mais de 100 exibições por todo o mundo chegando num total de mais de 100k visualizações. Foram exibições em universidades, cinemas, institutos, congressos, galerias, retiros, comunidades e territórios indígenas no Brasil. Parcerias incluem Embaixada do Brasil em Berlin, Boom Festival, Tibet House, Emory University, Columbia University, Global Psychedelic Society, Instituto Chacruna e Max Planck Institute.
A partir de 2025 Lara Jacoski assume a direção da produtora e redireciona seus esforços para aprofundar na pesquisa e registros com guardiãs e guardiões de saberes, que em sua vivência, ensinam uma relação íntima de ordem natural e seu ecossistema. Iniciou o ano colaborando na pesquisa em projeto no Peru (Kuka Saruy, 2025), produzindo curta-metragens pelo Brasil com os povos Yawanawá (Acre), Pataxó (Bahia) e Caiçara (Paraná). Lança seu primeiro livro "Professor Joel e o Banamel" sobre mestre de saberes da cultura popular, e finaliza o ano editando o seriado "Kayawai Ki Ki" em aprofundamento à cultura do povo originário Huni Kuin, com lançamento previsto para primeiro semestre de 2026.
Seus projetos trazem em uma linguagem multicultural, conectando histórias locais com questões globais trazendo inspiração para recordar, refletir, e cultivar a mudança.
Seleções e Prêmios
Premiação
Menção
Honrosa
Projetos
Selecionados
"Eskawata Kayawai" Premiações 2023/2025
-
2023 ARG - Construir Cine Film Festival - Menção Honrosa;
-
2023 EUA - Festival De Cine Latino Americano - Melhor Longa Documentário;
-
2023 EUA - Outerbank Film Festival - Melhor documentário de meio-ambiente;
-
2024 EUA - World Culture Film Festival - Melhor Longa Documentário;
-
2024 CO - El Cine Suma Paz: Festival Internacional De Cine - Melhor filme Meio Ambiente
-
2024 CA - Human-Environment Care Film Festival - Melhor filme categoria Diversidade Cultural
-
2024 FR - Festival International du Film Chamanique - Melhor filme, prêmio do Juri;
-
2024 IT - Nebrodi Cinema Doc Film Festival - Melhor Longa Documentário & Melhor filme Meio Ambiente;
-
2024 AUS - International Multicultural Film Festival - Melhor filme Longa documentário;
-
2024 ARG - Festival Internacional de Cine Austral - Melhor filme categoria Representação Cultural;
-
2024 IT - Madonie Film Festival IT - Melhor filme categoria Cultura;
-
2025 EUA - Pueblo Film Festival - Melhor filme categoria Cultura;
-
2025 SWI - EthnoKino Film Festival - Prêmio de reconhecimento
"Projeto Perfil" (BO)
-
CTLPFX Earth Day Festival, Portland 2016,Vencedor na categoria "Melhor Filme de Esperança"
-
Festival O Cubo, Rio de Janeiro 2015, Menção Honrosa.
-
Grand IndiWise Convention, Miami 2015, Finalista com "Freddy Candia" do projeto "Projeto Perfil" (BO)
Projeto Cultural -"Família Banamel"
-
Seleção Edital Profice, Paraná 2025-23 / Projeto Banamel, de initerância de ensino pelo estado do Paraná com a produção de um documentário e livro
-
Finalista como "Empresa Inovação" pelo Prêmio Sesi ODS (Morretes, 2022)
-
Prêmio “Capital Semente” através do programa de aceleração “Territórios Regenerativos” da Fundação Boticário e Anvina. (Morretes, 2021)
Seleção Editais
-
Seleção Lei Paulo Gustavo, Paraná 2025-24 / Edital da secretaria do Estado do Paraná para realização do projeto de grupo de estudos, escrita e vídeo "eu-natureza".
-
Seleção Lei Paulo Gustavo, Paraná 2025-24 / Edital da secretaria do Estado do Paraná para finalização de seriado "Kayawai Ki Ki".
-
Seleção Lei Paulo Gustavo, Paraná 2025-24 / Edital da secretaria do Estado do Paraná para desenvolvimento de roteiro do filme "À Luz do Kahpi" (nome temporário).
-
SeleçÃO LEI AUDIR BLANC, PARANÁ 2020, PREMIAÇÃO DE DIFUSÃO DE SABERES TRADICIONAIS - PARA projeto FAMília banamel.
-
Seleção Edital de Cultura MINC, BR 2014 - Projeto de itinerância na Bolívia de 3 meses para o compor o seriado documental de 3 curtas "Projeto Perfil"
Residências Artísticas
-
Espanha, 2024 - Residência de desenvolvimento de filme documentário em Navarra, com o filme documentário "À Luz do Kahpi" (nome figurativo).
-
Tailândia, 2015- HOF ART, residência acompanhando o projeto "Tropikos"em Bangkok, gerando um documentário sobre o projeto.
-
Camboja, 2016 - Residência artística para projetos de empreendedorismo social Mad Monkey.
-
Marrocos, 2012 - Residência "And'Art", um mês no país resultando em vídeo arte que questiona o progresso.
Prêmiação de Projetos Diversos
-
Festival Passion For Freedom, Londres 2013, “Special Award” / Menção Honrosa para o vídeo arte “Balansophy” (NY)
-
Festival O Cubo, Rio de Janeiro 2015, Menção Honrosa, Melhor Vídeo-Clipe pelo juri oficial, "It's Better"de The Yuya (UK)
-
CTLPFX Earth Day Festival 2016 , Portland, Menção Honrosa na categoria educacional com “Rescue Me” do projetto "Watch Your Waste" (THAI)
-
Auroville Film Festival, India 2016, Finalista com "Riding Love" do projeto "Por Dias Melhores" (IN)